O Dia dos Namorados teve baixo impacto no caixa dos lojistas da capital. Conforme levantamento do Sindilojas Porto Alegre, 20% dos empresários do setor apresentaram alta no volume de vendas, comparado com igual período de 2022. Entretanto. Cerca de 35% disseram ter vendido menos e 29% venderam de forma igual em relação ao ano passado.
Na edição de 2023, o ticket médio ficou no valor de R$ 245,00. Acima do esperado (R$ 211,12), segundo o levantamento das intenções de compras junto aos consumidores. A sondagem identificou também os itens mais vendidos, separados por segmento. No caso do vestuário, casacos e jaquetas (36,7%) lideraram as vendas, seguidos por blusas (16,7%) e lingerie (13,3%).
Na área de cosméticos, perfumaria e produtos de higiene, perfume e hidratante corporal foram os itens mais citados, com 45% cada um. Para quem optou por comprar calçado, sapato (70%), bota (50%) e tênis (20%) estão no top 3 da lista.
Arcione Piva, presidente do Sindilojas Porto Alegre comenta o resultado. “A data não foi de vendas expressivas e a resposta para isso pode vir da chegada tardia do frio, impactando negativamente as vendas, conforme relato dos empresários”. Para ele, se a onda de frio que chegou à capital atrasasse um pouco mais, as vendas seriam mais baixas.