Pesquisa revela que 75% dos brasileiros querem gastar mais no Dia dos Namorados

Parcelamento a curto prazo: 39% dos entrevistados devem pagar os presentes em até 3 vezes

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O Dia dos Namorados já começa a movimentar as vendas neste início de junho. Uma pesquisa realizada pelo Mercado Pago, banco digital do Grupo Mercado Livre, com quase 1.400 consumidores de todo o país, mostra que os apaixonados devem investir mais em presentes para a data comemorativa do que no ano passado.

“Dos brasileiros que pretendem comprar presentes para o Dia dos Namorados, 75% afirmaram que vão gastar mais neste ano, enquanto 18% devem gastar o mesmo valor do que em 2022. Acreditamos que esse aumento no ticket médio tenha relação com a elevação nos preços dos produtos e também com o tipo dos itens escolhidos, como eletrônicos e celulares”, conta Ignácio Estivariz, Head de Banco Digital do Mercado Pago no Brasil.

De acordo com a pesquisa, 34% disseram que vão gastar mais de R$ 500 em presentes para o Dia dos Namorados. “O valor que os brasileiros estão dispostos a investir nesta data comemorativa é superior ao do Dia das Mães, quando constatamos, também por meio de pesquisa, que 34% pretendiam gastar entre R$ 100 e R$ 300”, comenta o executivo.

Ainda sobre valores de presentes no Dia dos Namorados, 32% dos pesquisados disseram que devem investir entre R$ 100 e R$ 300 e 22% devem gastar entre R$ 300 e R$ 500. Apenas 12% afirmaram que vão investir até R$100 em presentes para o Dia dos Namorados. E os itens de moda são os preferidos para presentear a pessoa amada (28%), seguidos  por produtos de beleza (16%) e celulares (14%).

PARCELAMENTO

O cartão de crédito continua sendo a preferência na hora de pagar os presentes de Dia dos Namorados. Para 64% dos respondentes, este será o meio de pagamento para as compras da data comemorativa. Mas o importante é que 39% dos entrevistados não querem se endividar a longo prazo e estão programando parcelamentos a curto prazo, em até 3 vezes para evitar juros.

“Outro dado importante, que mostra que o brasileiro está disposto a não se endividar, é que 81% dos entrevistados disseram que se tivessem desconto no valor das compras, escolheriam o Pix como meio de pagamento”, finaliza Estivariz.