O clima de verão está com os dias contados no Rio Grande do Sul. Após uma sequência de dias quentes e secos, o fim de semana marca uma virada de tempo. As temperaturas devem despencar, principalmente no domingo, e há previsão de chuva para praticamente todo o território gaúcho.
No sábado, a chegada de uma frente fria já muda o tempo em parte das regiões. Na metade Norte, o sol predomina e a temperatura sobe, com sensação de abafamento. A nebulosidade se intensifica durante a tarde, mas a chuva só atinge essas áreas no domingo.
Já no Sul, na Campanha e no Oeste o tempo fica instável com nuvens, pancadas de chuva e pouca variação térmica. A chuva tende a ser irregular pelo território gaúcho, com volumes oscilando entre 10 e 20 mm, e com até 50 mm de forma mais pontual. Podem ocorrer temporais isolados e rajadas de vento.
As temperaturas caem a partir deste sábado, mas as máximas ainda estarão elevadas, chegando aos 28ºC em Torres e Santa Rosa. Em Porto Alegre, o sábado deve começar com sol, com previsão de chuva à tarde, mínima de 17ºC e máxima de 26ºC.
Domingo de inverno
No domingo, a frente fria leva chuva para o Centro, Norte e Leste. Pode chover forte em alguns pontos, com previsão de acumulados entre 30 e 50 mm. Por outro lado, o dia começa com sol e frio na metade Sul, com mínimas entre 7 e 9°C.
O ar frio ingressa com intensidade entre a tarde e a noite, derrubando a temperatura em todas as regiões. Em grande parte do território gaúcho a mínima ocorre no turno da noite com projeção de marcas de apenas um dígito e sensação de frio.
No domingo, Porto Alegre vai ter sol e chuva, com mínima de 9ºC e máxima de 15ºC.