Porto Alegre inaugura primeiro terrário urbano do Brasil

Espaço verde de convivência fica na esquina entre as ruas Lucas de Oliveira e Neusa Brizola, no bairro Petrópolis

Foto: Pedro Piegas/Prefeitura de Porto Alegre

Por meio de uma iniciativa da prefeitura, Porto Alegre inaugurou, neste sábado, o primeiro terrário urbano do Brasil. Localizado na esquina das ruas Lucas de Oliveira e Neusa Brizola, no bairro Petrópolis, o Terrário Maçaix vai funcionar até às 20h, de segunda a sexta, e até as 22h, em fins de semana.

De acordo com o secretário municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), Germano Bremm, o projeto terrários aproveita espaços ociosos para criar novas áreas verdes de convivência que estimulem ações de sustentabilidade. “Eram depósito de lixo, estacionamentos, sobras de terreno individualmente sem valor comercial para o município vender porque existe um gravame, previsão de alargamento de uma rua em cima desses terrenos”, exemplifica.

A seleção de parceiros privados se baseia em concorrência pública e o valor pago pela outorga se transforma em benefício à comunidade, com a compra e instalação, em escolas municipais, de biodigestores (sistemas para transformar matéria orgânica em biogás ou biofertilizante).

Ainda conforme Bremm, o ciclo positivo, em que o poder público dá aproveitamento a áreas ociosas e o privado explora o terreno comercialmente, precisa atender uma série de requisitos a fim de tornar o projeto um exemplo de educação ambiental e sustentabilidade.

“A gente não cobra aluguel, mas a empresa precisa atender diversos requisitos. Esse [terrário], de hoje, tem um piso todo drenante, tem reservatório para recolher a água da chuva e aproveitar dentro da estrutura, tem painel fotovoltaico que alimenta a energia que é consumida, a madeira é de reflorestamento e a vegetação e arborização, nativa de Porto Alegre”, detalha.

O primeiro terrário urbano do país é de responsabilidade de uma empresa de comércio de açaí com lojas no Brasil e exterior. A franquia Maçaix (uma abreviatura para Meu Açaí Express) vai vender no local cervejas, aperitivos e açaí – carro-chefe da marca. O espaço também conta com uma loja de produtos da rede, equipamentos de ginástica, minirrampa de skate e mesas com tabuleiros de dama e xadrez.

Foto: Pedro Piegas/Prefeitura de Porto Alegre

No deck, foram utilizadas madeiras de reflorestamento, autoclavadas, tratadas e certificadas, pergolado e mobiliários urbanos, tintas com baixa emissão de compostos orgânicos voláteis (VOC) e manta de poliéster termofixada. Também foram instaladas placas solares fotovoltaicas, sistema de reaproveitamento de água da chuva e piso drenante. A calçada atende as exigências de acessibilidade e Foram plantadas árvores nativas do Rio Grande do Sul. Além disso, a empresa não se compromete a não usar plástico na operação. O açaí vai ser servido em potes e embalagens recicláveis ou reutilizáveis.

O secretário Germano Bremm também adianta que um segundo terrário urbano vai ser entregue à população, em julho. Ele fica na esquina entre as ruas Garibaldi e Frei José Otão, no bairro Bom Fim, tendo a empresa Alegrow como permissionária. O terceiro terrário urbano, em fase preparatória para o lançamento do edital, vai ficar na avenida Nilo Peçanha.

“Temos mais de 30 áreas mapeadas com essa potencialidade, claro que temos que organizar esse projeto, edital e tamanho das áreas, mas existem sim, outras áreas que pretendemos ativar nos espaços públicos a fim de proporcionar educação ambiental”, relata.