Indústria de alimentos do Brasil fatura R$ 1 trilhão, projeta ABIA

Resultado é 16,6% maior em relação ao ano anterior com expansão dos postos de trabalho

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Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Pela primeira vez na história, a indústria de alimentos do Brasil ultrapassa R$ 1 trilhão em faturamento. O aumento de 16,6% em relação ao ano anterior vem acompanhado da expansão dos postos de trabalho, do crescimento no volume de exportações e da ampliação do mercado interno.

Estes e outros resultados favoráveis para o setor compõem o balanço econômico anual divulgado pela Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA). Até o final de 2023, mesmo com o indicativo de desaceleração do crescimento do PIB, das pressões nos custos de produção e de incertezas em relação à economia mundial, as perspectivas para a indústria de alimentos do país se mantêm positivas, embora desafiadoras.

A indústria de alimentos do Brasil encerrou 2022 com faturamento de R$ 1,075 trilhão. De acordo com o balanço anual da ABIA, 72% deste valor resultam do abastecimento do mercado interno, e 28% de exportações. Descontada a inflação, as vendas reais totais, considerando-se o mercado interno e as exportações, expandiram 3,7%, com incremento de 2,5% na produção física. As exportações cresceram 30%.

EXPANSÃO

No levantamento da ABIA, um dado, em especial, chama a atenção. Até o final de 2022 foram gerados 58 mil novos empregos, uma expansão de 3,4%, totalizando 1,8 milhão de trabalhadores.

Embora o Brasil permaneça no posto de segundo maior exportador de alimentos industrializados do mundo, com 64,8 milhões de toneladas vendidas para 190 países, como indica o balanço anual da ABIA, os desafios que contemplam a complexa cadeia de produção no País são permanentes.

“O Brasil se consolida, ano a ano, como protagonista na produção e tecnologia de alimentos, com uma indústria forte e um agro altamente competitivo e moderno. Mas somos constantemente instigados a buscar formas sustentáveis e regenerativas de cultivo, tecnologia, inovação, segurança alimentar, forças motrizes de uma transformação que começa a chegar à mesa do consumidor”, afirma Paulo Silveira, fundador e CEO do FoodTech Hub Latam.

O FoodTech Hub Latam, como promotor do 4º International FoodTech Forum, evento que incorpora o FoodTech Expo e será realizado nos dias 13 e 14 de junho, no Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital Campinas), vai agregar empresas, universidades e institutos de pesquisa, órgãos governamentais e não governamentais, foodtech startups e venture capital. Com a proposta de fomentar a inovação nos sistemas alimentares por meio de investimentos em foodtechs e inovação aberta, o ecossistema criado em 2018 se consolida como referência no desenvolvimento e inovação em alimentos no mundo.