O Brasil é o 2° colocado quando o assunto é ter o próprio negócio, ficando atrás apenas da Índia. Os dados são do relatório da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2022, compilados pelo Sebrae (Serviço Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e pela Anegepe (Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas).
A pesquisa GEM também mostrou que 67% da população brasileira adulta está envolvida com empreendedorismo, seja porque está fazendo algo para ter ou deseja começar a empreender nos próximos três anos. E uma das ferramentas mais promissoras para isso é o franchising. Isso porque, o crescimento no quarto trimestre de 2022, da área foi de 12,6%, segundo a Pesquisa de Desempenho Franchising 2022, da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
MICROFRANQUIAS
Uma das vertentes do franchising que tem ganhado destaque é microfranquia (que contempla modelos com investimento de até R$ 100 mil). E acordo com dados da ABF, são os modelos mais procurada pelos jovens, até 30 anos de idade, em especial pelo baixo custo. A Pesquisa de Desempenho Franchising, da ABF mostrou que as microfranquias estão presentes em sua maioria nas regiões Sudeste, Sul e Nordeste. Além disso, o relatório revela que um dos segmentos mais promissores na área de microfranquias é o de educação.
“O mercado de microfranquias no último ano, se mostrou muito promissor, em âmbito nacional. Encerramos o ano de 2022 com quase 11 mil operações, segundo os dados da ABF. Isso significa um aumento de quase 50% deste modelo, em comparação ao ano de 2021. Inclusive, tivemos segmentos com crescimento acima de 80%, o que reafirma que o modelo de negócio é muito assertivo para incentivar ainda mais o empreendedorismo no Brasil”, comemora Clodoaldo Nascimento, presidente da ABF Rio de Janeiro.