Membros do Sindicato dos Metroviários do RS (Sindimetrô RS), realizaram, na manhã desta terça-feira, atos nas estações Sapucaia e Mercado, em Porto Alegre, contra a privatização da Trensurb. A ação ocorre no chamado ‘Dia Nacional de Lutas contra as Privatizações, Concessões e Terceirizações’ e, segundo os metroviários, não prevê a paralização da categoria.
Segundo o presidente do Sindimetrô, Luís Henrique Chagas, não houve alteração no funcionamento dos trens. Segundo ele declarou à Rádio Guaíba, a ação consistiu em conversas com usuários para alertar sobre ‘malefícios da privatização’.
Às 17h, a mobilização ocorre novamente na estação Mercado. O objetivo é reunir movimentos sociais e estudantis no local. O Sindimetrô exige a retirada da empresa do Programa Nacional de Desestatização (PND) do governo federal.
Atraso causado por problema em trem
De acordo com Correio do Povo, um problema em um trem da Trensurb, registrado na estação Fátima, causou atrasos de 20 minutos nas viagens nas primeiras horas desta terça-feira. Segundo a assessoria de imprensa da empresa, a falha foi identificada às 5h35min.
A partir daí, houve atraso e a lotação de algumas estações. Após a resolução do problema, os trens passaram a fazer viagens com as composições mais lotadas do que o normal. Pouco antes das 8h, o intervalo do transporte de passageiros foi reduzido de 20 minutos para 12 minutos.