O Ministério da Previdência Social e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) lançaram, nesta segunda-feira, a carteira virtual Meu INSS+. O documento, que serve como comprovação de beneficiário, vai oferecer descontos em cinemas, academias, shows, lojas, viagens e consultas em telemedicina.
Aposentados, pensionistas e beneficiários de algum auxílio do INSS já podem acessar a carteira virtual, que dá acesso aos dados sem necessidade de impressão do comprovante. Para isso, basta acessar o aplicativo ou o site Meu INSS e clicar no ícone “carteira do beneficiário”, informou o governo.
A carteira vai oferecer vantagens por meio de parcerias com bancos públicos do país. No Banco do Brasil, vai poder usufruir os benefícios até quem não é correntista da instituição. Já na Caixa Econômica Federal, o aplicativo vai estar disponível apenas aos usuários que recebem vencimentos pela instituição.
A emissão da carteira vale apenas para quem tiver o benefício do INSS ativo. Ela vem com um QR code dinâmico, válido por 30 dias. O cartão, desenvolvido pela Dataprev, integra o processo de substituição ao papel. Segundo dados do governo, atualmente mais de 400 mil pessoas já emitem a declaração, que é um documento que comprova que o cidadão recebe o benefício, acessando o aplicativo ou o site.
O ministro da Previdência, Carlos Lupi, acrescentou que o governo vai buscar ampliar os benefícios do cartão, que já incluem, segundo ele, produtos de farmácia, por exemplo, com desconto de até 70%.
Segundo Lupi, pelo menos 19 milhões de pessoas terão acesso aos descontos oferecidos. Além disso, o ministro destacou que bancos privados já mostraram interesse em participar da parceria.