Com o objetivo de arrecadar agasalhos para doar a quem mais precisa, o governo do Estado deu o pontapé inicial à Campanha do Agasalho deste ano, nesta segunda-feira, com um ato no Palácio Piratini, em Porto Alegre. O mote da campanha publicitária, desenvolvida pela agência Escala, incentiva o desapego de peças guardadas em casa.
O governador Eduardo Leite ressaltou a importância do engajamento de toda a sociedade para que a ação possa beneficiar a população mais carente e lembrou que doar é como abraçar a pessoa que recebe a peça: “O ato de doação, de abrir mão, de se desapegar, tem um componente especialíssimo: quando a gente doa uma roupa para aquecer, é como se a gente fosse junto com aquela roupa abraçar a quem mais precisa”, declarou.
Em todo o Rio Grande do Sul, a campanha conta com centenas de pontos de coleta de agasalhos, calçados e cobertores, entre eles unidades da rede de supermercados Zaffari, quartéis da Brigada Militar e Corpo de Bombeiros, além das prefeituras, no interior. Quem quiser contribuir deve ficar atento ao estado de conservação das peças, conforme lembra o secretário estadual de Assistência Social, Beto Fantinel. “Fazemos um apelo à sociedade para que as roupas que forem doadas sejam roupas limpas, em condição de uso, porque depois a Defesa Civil tem um grande trabalho de separar isso tudo no centro de triagem. É um pouquinho do nosso esforço que certamente colabora para que a gente possa fazer uma grande campanha do agasalho e atingir a quem mais precisa”, sustenta Fantinel.
Além de roupas, também são aceitas doações de alimentos não perecíveis. A ação, já tradicional no Rio Grande do Sul, é liderada pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil e pela Secretaria de Assistência Social.
Veja onde doar
Central de Doações da Defesa Civil (CAFF)
Palácio Piratini
Quartéis da Brigada Militar e Corpo de Bombeiros Militar
Prefeituras no interior do estado
Rede Zaffari
Agências do Banco do Brasil (Porto Alegre, Viamão, Alvorada e Guaíba)