Embora maioria no Brasil, apenas entre 8% e 9% das empresas familiares sobrevivem à terceira geração. Realidade agravada quando se trata do varejo: somente 1 a cada 4 negócios familiares sobrevivem à primeira geração. Diante desse quadro, o tema sucessão entrou no planejamento estratégico da Atlas, empresa referência em soluções de pintura, construção e casa, com sede em Esteio/RS e sob o guarda-chuva da holding InBetta.
“Com frequência perdemos grandes parceiros, porque não houve tempo suficiente para trabalharem o processo sucessório. Por isso, idealizamos o Projeto Sucessores a fim de provocar debates de temas relevantes para o segmento de materiais de construção. Desta forma, estamos contribuindo para a perpetuação dos negócios”, afirma Márcio Atz, diretor geral da Atlas, indústria que atua há 57 anos no mercado.
Em sua 2ª edição, o evento exclusivo reunirá o PIB do setor de Matcon, somando mais de R$ 45 bilhões. Mais de 90 CEOs e sucessores dos principais negócios familiares de varejo e atacado do Brasil e grandes importadores da América Latiina, como Peru e Colômbia, confirmaram presença no evento, de 23 a 26 de maio, em Porto Alegre e na Serra gaúcha.
PROFISSIONALIZAÇÃO
“Somos um elo da cadeia de distribuição e compreendemos que nossa participação pode ir além de fornecer produtos. O Projeto Sucessores Atlas resulta dessa visão”, relata o sócio e CEO da InBetta, Eduardo Bettanin.
Segundo ele, a profissionalização é imperiosa desde o início de qualquer empresa. “O controle acionário por um grupo familiar pode ajudar muito no crescimento e perpetuação dos negócios pela perenidade, valores e resiliência que supera os de um grupo de investidores individuais”, destaca o CEO, que participou ativamente, em 2010, do processo de governança corporativa das empresas Bettanin, Sanremo e Atlas.
Atualmente, a segunda geração está no comando e a terceira já assume posições de liderança na gestão e no desenvolvimento de novos negócios da InBetta. “O processo de sucessão é feito de modo aberto entre os executivos familiares e posições de liderança. Temos a vantagem de que o tema sucessão não é tabu”, frisa Bettanin.
A holding acopla ainda as empresas Lots Home Shop, Ordene, Super Pro Bettanin, Lanossi Beauty & Care, Bettech e Sandene. O Projeto Sucessores conta com parceiros organizadores: Coral, Thomson Reuters, Adere, Amanco, Jimo, Mundial Prime, Quartzolite e Soprano.