Com o desafio imediato de colocar em prática a Operação Inverno, Fernando Ritter assumiu, nesta sexta, o cargo de secretário municipal da Saúde em Porto Alegre. O odontólogo já esteve à frente da Pasta entre os anos 2015 e 2016 e atuou como diretor-geral da Vigilância em Saúde desde o início da gestão, em 2021. Responsável pela organização da logística da vacinação contra a Covid-19, o nome dele seguiu critério técnico, de acordo com o prefeito Sebastião Melo.
“Nosso principal desafio neste momento é integrar a rede para atuar com força na Operação Inverno e reduzir o tempo de espera para especialidades e exames. Agradeço muito a confiança do prefeito Melo e da gestão. Vou me dedicar junto à competente equipe da SMS para fortalecermos a atenção primária e utilizar os dados georreferenciados dos atendimentos para tomarmos decisões assertivas de potencializar a força de trabalho nas regiões com demanda concentrada”, detalha o novo secretário.
Doutor em Saúde Coletiva, Ritter é mestre em Epidemiologia com ênfase em Atenção Primária em Saúde, ambos os títulos pela Ufrgs. Na Prefeitura de Porto Alegre, também coordenou a Atenção Básica em Saúde, entre 2014 e 2015.
Para o prefeito Sebastião Melo, além dos desafios tradicionais da saúde pública, o setor público ainda sofre com os desdobramentos da pandemia. Ele disse acreditar que, pelo histórico, o secretário vai saber enfrentar essas questões. “Ritter é profundo conhecedor da estrutura do SUS de Porto Alegre, que sustenta boa parte da demanda da região Metropolitana e do interior, e assume com o desafio primeiro de organizar a rede para o inverno e consolidar estratégias de enfrentamento das filas de exames e consultas especializadas”, afirmou.