A primeira edição do Festival Paralímpico Brasileiro de 2023 ocorre neste sábado, das 8h30 às 12h, no Parque Ramiro Souto, na Redenção. A ação busca proporcionar às crianças com deficiência e sem deficiência a experiência de vivenciar as modalidades paralímpicas. As atividades serão realizadas no formato de seleção de atletas, para encontrar possíveis talentos a serem desenvolvidos nos esportes. O festival também deve ocorrer em 120 localidades do país e recebe 180 participantes em cada sede.
O evento é organizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro, em parceria com a prefeitura de Porto Alegre, e promovido pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) por meio da Coordenadoria do Paradesporto. Conforme a secretária Débora Garcia, nesta edição, a inclusão social ocorre em forma de quatro modalidades: bocha, atletismo, futebol 7 e vôlei sentado. “Percebemos que, a cada ano, novos talentos esportivos são descobertos no festival e logo se destacam em competições de clubes, em torneios nacionais e internacionais”, explica.
Para a coordenadora de Paradesporto da Smelj, Liza Cenci, a oferta de atividades lúdicas para os alunos de 7 a 18 anos é fundamental para a interação de todos, permitindo que cada criança entenda o seu lugar no esporte.
Festival Paralímpico Brasileiro – A primeira edição do Festival Paralímpico Brasileiro ocorreu em 2018, em 48 cidades com a participação de mais de 7 mil crianças e adolescentes. Em 2019, o evento teve 70 sedes e atendeu mais de 10 mil jovens atletas. A edição de 2020 foi cancelada devido à pandemia de Covid-19. Em 2021, o Festival Paralímpico reuniu 8 mil crianças em 70 cidades espalhadas pelo país. No ano passado, o evento teve a sua maior edição até aqui, com cerca de 15 mil crianças e adolescentes em 98 cidades.