O prefeito de Uruguaiana, Ronnie Mello, destacou nesta quinta-feira a reunião mantida junto a representantes da Gol Linhas Aéreas em Porto Alegre. Na oportunidade, foram discutidos avanços e a resolução de questões para a retomada dos voos entre Uruguaiana e São Paulo. A previsão é de que a linha volte a operar no início do segundo semestre de 2023. Durante o encontro, foram realizados avanços na elaboração do Protocolo de Intenções para a retomada das operações.
O documento consiste na incumbência de cada agente envolvido no processo – Governo do Estado, Prefeitura e Gol. Dentre as ações a serem feitas, está a extensão da pista do Aeroporto Internacional Rubem Berta, em Uruguaiana, para que esteja apto a receber a nova aeronave da companhia.
Participaram do encontro o secretário-chefe da Casa Civil do Estado, Artur Lemos; o deputado estadual Frederico Antunes; o secretário estadual de Transportes, Juvir Costella; o presidente da Câmara de Vereadores de Uruguaiana, Joalcei Gonçalves; o presidente da CDL Uruguaiana, João Batista Saldanha; representantes da Gol Linhas Aéreas; e a secretária municipal de Desenvolvimento de Santa Maria, Ticiana Fontana.
A parceria entre a Gol e a Voepass nos voos regionais se encerrou no último dia 9 de maio. Apesar disso, a empresa mantém o interesse de continuar a operar na rota São Paulo/Santa Maria/Uruguaiana. A Gol já tem Boeing 737-700 disponíveis para colocar para a ligação de Santa Maria e Uruguaiana com Guarulhos, na Grande São Paulo.
Os dois aeroportos das cidades gaúchas precisam de ajustes e homologações de agência reguladora para receberem a operação de jatos. É com o 737 que a empresa aérea faz voos diretos de Pelotas e de Santo Ângelo para São Paulo.