Pastor do PL fica com vaga de Deltan na câmara, decide TRE do Paraná

Assume Itamar Paim, que teve 47 mil votos em outubro do ano passado

Deltan Dallagnol teve mandato de deputado cassado Foto: Rovena Rosa / Agência Brasil

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) concluiu que a vaga do deputado federal cassado Deltan Dallagnol (Podemos) vai ficar com o pastor Itamar Paim (PL). O suplente teve 47 mil votos, sendo ‘puxado’ pelo coeficiente eleitoral da legenda. O pastor evangélico já aparece como ‘eleito’ no site da Justiça Eleitoral.

Deputado mais votado no Paraná, com 344.917 votos, Dallagnol afirmou, em pronunciamento na tarde desta quarta-feira, que a soberania popular e o poder do voto foram ‘anulados’ pela decisão que mandou cassar o mandato dele. “Isso frauda e mina a nossa democracia”, disse.

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entenderam que Dallagnol se desligou do Ministério Público Federal com quase um ano de antecedência da eleição, antevendo o risco de não poder se candidatar em razão dos procedimentos disciplinares a que respondia. Os ministros concluíram que houve uma tentativa de ‘burlar’ a Lei da Ficha Limpa e anularam o registro de candidatura. O ex-procurador também fica inelegível, por oito anos, conforme a decisão.

*Com informações da Agência Estado (AE)