A nova diretoria da Federação Israelita (FIRS) do Rio Grande do Sul tomou posse, na noite desta terça-feira. Os membros assumem o biênio 2022/2023, a ser comandado pelo presidente Marcio Chachamovich. A solenidade ocorreu no Teatro Unisinos, em Porto Alegre.
Marcio Chachamovich é advogado e atuante nas entidades da comunidade judaica do RS desde a adolescência, quando estudou no Colégio Israelita. Ele também já atuou como diretor jurídico da Associação Israelita Hebraica/RS e da FIRS, por duas gestões.
O novo presidente explicou que assumir entidades da comunidade judaica é parte da tradição e se sente honrado com a responsabilidade. “Chegou o momento desse cargo de tanta responsabilidade e que demanda muita dedicação. Temos a missão de dialogar com todos, com respeito e de maneira ordeira, independente da forma de pensar de cada um”, comentou, dizendo ser esse um fundamento do judaísmo.
De acordo com ele, o combate ao antissemitismo vai ser um dos pilares da nova gestão. “Temos que pensar no futuro sem deixar de olhar para trás, evoluindo com base nos ensinamentos que trazemos de nossos antepassados, sempre levantando a bandeira constante da luta contra o racismo e o antissemitismo”, declarou o presidente empossado.
Em parceria com a seccional gaúcha da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS), a FIRS prepara um simpósio sobre discurso de ódio.
Veja a composição da nova diretoria:
Marcio Chachamovich – Presidente
Fabio Lavinsky – Vice-presidente Advocacy
Regis Randin – Vice-presidente de Relações Comunitárias
Marcelo Spilki – Vice-presidente Administrativo-financeiro
Luiz Bernardo Spumberg – Vice-presidente de Segurança
Albert Poziomyck – Diretor Institucional
Daniela Raad – Diretora de Relações Institucionais
Daniel Baril – Diretor Jurídico
Fernanda Helale – Diretora de Eventos
Fernando Salama – Diretor de Segurança
Kevin Kapel – Diretor de Relações Institucionais
Marcelo Chachamovich – Diretor de Captação
Marcos Eizerik – Diretor de Marketing
Pablo Watenberg – Diretor de Governança
Leonardo Silberfarb – Diretor do Grupo de Voluntários
Daniel Soibelmann – Diretor do CARE