Se o dinheiro está caro, a culpa não é do BC, porque é malvado, mas do governo, que deve muito, diz Campos Neto.

Presidente da autoridade monetária do país fala em inversão de valores na condução da economia

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

Se o dinheiro está caro, a culpa não é do BC, porque é malvado, mas do governo, que deve muito, diz Campos Neto.
Desta forma o Presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto, comentou que o governo atual está invertendo os valores, ao colocar a culpa dos juros altos no BC. “A gente tem que tomar cuidado para não ter uma inversão de valores. Se você, empresário, está tentando pegar um dinheiro e está caro, a culpa não é do BC, porque é malvado, a culpa é do governo, que deve muito. Porque o governo está competindo com você pelo dinheiro que tem disponível para aplicar em projetos. Então, assim, o grande culpado pelos juros estarem altos é que tem alguém competindo pelos mesmos recursos e pagando mais”.

Em conversa com Abilio Diniz, no canal de TV da CNN Brasil, Campos Neto garantiu que “se a dívida do governo fosse baixa, “o custo do dinheiro seria mais barato para todo mundo”.
“Quando a gente pensa que o governo faz uma emissão hoje, longa, e paga uma taxa de juro real acima de 6%, isso não tem a ver com o Banco Central, isso é uma percepção de longo prazo e existe um risco que justifique que a taxa de juro real seja 6%”, explicou o presidente da autoridade monetária.