A fim de garantir proteção contra os vírus da influenza (gripe) para um maior número de pessoas, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai atender à recomendação do Ministério da Saúde e ampliar o público apto a receber a dose. O processo, porém, vai ser gradativo, começando com as pessoas com 50 anos ou mais, na segunda-feira, dia 15. Durante a semana, a faixa etária segue caindo, até que chegue a toda a população a partir de 6 meses, na sexta-feira, dia 19. A medida visa a evitar aglomeração nos postos de saúde e garantir melhor atendimento à população.
Até agora, o imunizante vinha sendo reservado aos grupos prioritários, que vêm sendo vacinados desde o início da campanha, em 10 de abril – idosos, professores, crianças a partir de seis meses, servidores da segurança e do transporte público, gestantes, puérperas, indígenas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente e com comorbidades.
Em Porto Alegre, a SMS vai manter doses em todas as salas de vacina, de acordo com o horário de funcionamento de cada local.
Escalonamento prevê ampliação das faixas etárias diariamente; confira:
Segunda-feira, 15 – pessoas com 50 anos ou mais
Terça-feira, 16 – Pessoas com 40 anos ou mais
Quarta-feira, 17 – Pessoas com 30 anos ou mais
Quinta-feira, 18 – Pessoas com 20 anos ou mais
Sexta-feira – Todas as pessoas a partir de seis meses de idade
Campanha
Até esta sexta-feira, foram administradas na cidade 190.954 doses da vacina contra gripe, correspondendo a uma cobertura de 26,6% da meta alcançada até o momento.