Com reforço das ações policiais no combate à criminalidade, o mês de abril registrou quedas históricas dos indicadores de feminicídios, latrocínios, roubos de veículos e abigeatos no Rio Grande do Sul. A exceção ficou com a alta dos homicídios. Nesta terça-feira, a Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP) divulgou o balanço. Conforme a SSP, “Além do aumento de efetivo nas ruas, a realização de ações específicas impactou na redução da violência no RS”.
O balanço divulgou ainda que os indicadores de feminicídio registraram o menor número da série histórica para o mês de abril, igualando a marca de 2012, quando o crime passou a ser computado. No último mês, houve cinco casos, contra dez em igual período de 2022, representando uma queda de 50%. No entanto, os crimes de homicídios subiram 11,4% no mesmo período, passando de 123 em 2022 para 137 em 2023.
No mês passado, os indicadores de latrocínio também diminuíram 50% no Estado. Houve quatro ocorrências contra oito em abril de 2022. Já o crime de roubo de veículos caiu 3,6%, registrando a maior queda desde o início da série histórica iniciada em 2002. “Este foi o abril com menor roubo de veículos dos últimos 22 anos”, enfatizou a SSP.
No último mês, o menor registro de crimes de abigeato no Rio Grande do Sul foi registrado desde o início da série histórica, em 2010. No meio rural, foram computados 246 casos, contra 391 em igual período de 2022, resultando em uma queda de 37%.
“Quatro ocorrências bancárias ocorreram no mês passado, o que representa uma queda de 20% em comparação com o mesmo mês de 2022”, acrescentou ainda a SSP.
Todos os indicadores de criminalidade podem ser acessados neste link.