Marcada audiência de instrução do caso do dentista, por violação sexual mediante fraude, em Viamão

No dia 26 de junho deste ano haverá depoimentos de vítimas e testemunhas, além do interrogatório do réu

Foto: PC / Divulgação / CP

Está prevista para o dia 28 de junho deste ano a realização de audiência de instrução do caso envolvendo um dentista, de 54 anos, acusado de violação sexual mediante fraude. Nessa data, a Juíza de Direito Caroline Zanotelli, da 2ª Vara Criminal da Comarca de Viamão, deverá ouvir o depoimento de vítimas e testemunhas e também interrogar o réu.

Haverá as oitivas de três vítimas, três testemunhas de acusação e quatro testemunhas de defesa. Ao final ocorrerá o interrogatório do acusado. O processo tramita em segredo de justiça.

Esta é a fase de instrução processual, momento em que são produzidas provas pelas partes, através de depoimentos, perícias e outras diligências. Depois disso, será aberto o prazo para apresentação de memoriais, que são as alegações finais da acusação e da defesa. Com isso, o processo estará concluso para a sentença.

O dentista foi preso no final de março deste ano pelos agentes da Delegacia de Polícia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), sob comando da delegada Marina Dillenburg. Ele foi detido pelos policiais civis no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre.

Segundo ela, ao menos seis vítimas registraram ocorrência contra o profissional. O indiciado atendia as pacientes e os abusos ocorriam durante as consultas, enquanto os tratamentos clínicos eram realizados.

Conforme a investigação, o dentista estaria cometendo crimes sexuais contra suas pacientes desde, ao menos, 1995. “O profissional da odontologia tinha o mesmo modus operandi nos crimes em que cometia: aproveitava-se do momento em que as vítimas estavam deitadas na cadeira de atendimento para tocar seus seios e pernas e tentar beijá-las”, resumiu a titular da Deam de Viamão.