Sondagem da Fecomércio-RS avalia setor de minimercados

Dados apontam que 75,8% das empresas consideraram boas as vendas nos últimos 6 meses

Crédito: Divulgação/Fecomércio-RS

O segmento de minimercado começa a recuperação do volume de vendas. Conforme a primeira rodada da Sondagem do Segmento feita pela Fecomércio-RS com 385 empresas, optantes do Simples Nacional, 75,8% das empresas consideraram boas as vendas nos últimos 6 meses.

O levantamento, feito entre os dias 21 de março e 14 de abril, buscou identificar além do perfil, aspectos ligados às finanças, à gestão, além da avaliação do momento conjuntural e as expectativas futuras.

Entre os pesquisados, 50,6% tinha 5 anos de funcionamento ou mais, 43,9% ocupavam até 5 pessoas e 93,0% possuía apenas um estabelecimento.

A pesquisa mostrou que 62,3% dos entrevistados destacaram que alugam o espaço em que realizam as operações. Entre os produtos oferecidos, destaque para frios e laticínios (79,5% dos estabelecimentos), hortifrutigranjeiros (76,9%), açougue (63,4% e padaria (60,8%).

Os entrevistados ainda foram questionados sobre se as vendas atingiram suas expectativas. Em 73,5% se relatou ter sido atingido o objetivo, e em 9,1% a expectativa foi superada. Já para 17,4% houve uma certa frustração com as vendas. Por fim, as expectativas são de melhora das vendas para 55,3% dos entrevistados e de que se mantenham estáveis em 37,9% dos casos. A piora é esperada apenas por 6,7% dos entrevistados.

“Um empresário otimista é um bom sinal. Tomara que a realidade venha a confirmar as boas expectativas, apesar do cenário ainda bastante com que vivemos”, completou o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn.