Construções sustentáveis crescem no estado

Um total de 68 projetos registrados no RS, 38 já foram certificados

Crédito: Divulgação

Tendência mundial, o processo de construção de empreendimentos sustentáveis vem ganhando velocidade a cada dia que passa. No Rio Grande do Sul, o tema também começa a ter força, entrando na pauta de debates das principais incorporadoras.

Um total de 68 projetos registrados no RS, 38 já foram certificados, representando 55% deste total, sendo que a média nacional é de 44%. Em relação aos 38 já certificados, dez projetos (26%) alcançaram o nível mais alto da certificação, denominada Platinum. No Brasil, apenas 10% dos reconhecimentos chegaram ao nível Platinum e, no mundo, a média é de 5%.

Conforme destacou Eduardo Costa, conselheiro nacional do Green Building Council (GBC), um prédio sustentável melhora o bairro e a qualidade de vida dos moradores desses empreendimentos. “Nossos grandes presentes foram a vida e o planeta. Se não cuidarmos desses dois ativos, haverá degradação em sua qualidade. Portanto, temos um benefício não somente no presente, mas para as próximas gerações”, evidencia.

Já Cristiano Cruz, CEO da One Imóveis de Luxo, realçou que obter a certificação LEED é uma maneira de engrandecer o imóvel; tanto para revenda quanto para o arrendamento. “A iniciativa traz significativa melhora na ocupação e na retenção. Com a modernização, o empreendimento corre menor risco de ficar obsoleto, além de incentivar os fornecedores a ter mais responsabilidades socioambientais.”