Cinco ruas e a avenida Presidente Vargas, na Ilha da Pintada, recebem uma operação de bloqueio químico contra a dengue, a partir das 8h30min da segunda-feira, 24, em Porto Alegre. A pulverização com inseticida, a cargo da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), ocorre nas ruas Caviana, Tupinambarana, Garruchos, Japeju e Nossa Senhora da Boa Viagem.
Técnicos da vigilância em saúde municipal e agentes de combate a endemias e funcionários da empresa terceirizada, contratados pela prefeitura para a execução do serviço, estarão identificados com coletes e crachás. A aplicação deve suspensa em caso de chuva.
As borrifações são definidas a partir de avaliação técnica da Vigilância em Saúde, responsável por coordenar o trabalho de campo.
Desde janeiro, Porto Alegre registra 673 casos confirmados de dengue, conforme a Secretaria Estadual da Saúde. Desses, 644 envolvem pacientes que se infectaram sem viajar, o que configura caso autóctone. Em todo o RS, a capital só perde, em número de infectados, para Encantado, no Vale do Taquari, com 1.327, e para Ijuí, no Noroeste, com 1.016.
A Secretaria Municipal da Saúde alerta para que pessoas que tenham sintomas compatíveis com a dengue, como febre alta acompanhada de dor no corpo, dor de cabeça, náuseas, vômitos ou dor atrás dos olhos, procurem atendimento o mais rapidamente possível.