Gestantes e puérperas poderão receber a vacina contra a gripe (Influenza) em Porto Alegre a partir desta quinta-feira. O grupo soma-se a idosos com 60 anos ou mais, profissionais de saúde e indígenas, já autorizados a receber o imunizante.
A meta é atingir 90% de cada grupo até o fim da campanha, previsto para 31 de maio. Na capital, esses grupos correspondem a mais de 717 mil pessoas.
Todas as unidades de saúde municipais dispõem de doses. O horário de funcionamento varia de acordo com o local (veja aqui). A campanha vai ser ampliada a outros grupos à medida em que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) receber maior quantitativo de doses.
As vacinas influenza trivalentes utilizadas no Brasil neste ano, produzidas pelo Instituto Butantan, protegem contra complicações causadas por três cepas de vírus: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. Elas podem ser aplicadas junto de outros medicamentos e vacinas do calendário oficial do Programa Nacional de Imunizações, inclusive a da Covid. A campanha de imunização teve início no dia 10 em todo o país.
Vacinação contra Influenza
Público-alvo no momento: Pessoas com 60 anos ou mais, profissionais de saúde, indígenas, gestantes e puérperas (mulheres que estão até 45 dias após o parto).
Data: de 10 de abril a 31 de maio
Onde: unidades de saúde