O contribuinte que quiser estar no primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2023, após o encerramento do prazo em 31 de maio, precisa se preocupar com o prazo de entrega da declaração. Conforme a Receita Federal, apenas as declarações recebidas até 10 de maio estarão habilitadas para essa primeira liberação de valores. A primeira etapa de pagamento terá apenas contribuintes idosos que estão na lista de prioridades, que devem receber o dinheiro ainda no próprio dia 31 de maio.
Até a tarde desta terça-feira, 18, 22% das declarações entregues (quase 3,2 milhões) usaram a opção pré-preenchida do IR, recorde desde a adoção do sistema para todos os contribuintes, em 2021. No ano passado, o formato foi usado por 2,6 milhões de contribuintes, que representaram 7% do total. Em 2021, o recurso estava em testes e foi utilizado em 360.917 declarações (1% do total).
Mais de 77% das 14,3 milhões de declarações já entregues terão imposto a restituir, sendo que mais de 28% optaram pelo recebimento por Pix, o que também é considerada na lista de prioridade. No ano passado, o primeiro lote teve 3,4 milhões de contribuintes e pagou R$ 6,3 bilhões. A previsão é que este ano existam ainda mais quatro lotes de pagamento entre junho e agosto, com depósitos no último dia útil de cada mês.