Gripe: vacinação na capital segue para pessoas com 60 anos ou mais, profissionais de saúde e indígenas

Campanha projeta atingir 90% de cada grupo prioritário até o dia 31 de maio

Foto: Guilherme Almeida/ CP

A vacinação contra a gripe Influenza segue disponível, ao longo desta semana, para idosos com 60 anos ou mais, profissionais de saúde e indígenas, em Porto Alegre. A iniciativa, lançada em todo o país no último dia 10 de abril, tem a meta de atingir 90% de cada grupo até o fim da campanha, previsto para 31 de maio. Na Capital, esses grupos somam 717.025 pessoas.

À medida em que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) receber maior quantitativo de doses, segundo a administração municipal, haverá ampliação para outros grupos prioritários. Todas as unidades de saúde municipais têm oferta de doses. O horário de funcionamento varia de acordo com a unidade (veja aqui).

As vacinas influenza trivalentes utilizadas no Brasil são produzidas pelo Instituto Butantan e protegem contra complicações causadas por três cepas de vírus: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. Elas podem ser aplicadas junto de outras vacinas do calendário oficial do Programa Nacional de Imunizações ou de medicamentos.