Indicações de Leite para direções no BRDE e Badesul são aprovadas na Comissão de Finanças

Nomes como o do ex-governador Ranolfo e o ex-secretário de Planejamento, Claudio Gastal, agora estão aptos a serem votados em plenário

Foto: Celso Bender/ALRS/CP

Três das quatro indicações do governador Eduardo Leite (PSDB) para os cargos de direção no BRDE e no Badesul foram aprovadas, nesta quinta-feira, pela Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle da Assembleia Legislativa. No final de março, os nomes foram sabatinados – em sessão que durou menos de duas horas – pelo colegiado. Os três nomes foram aprovados por unanimidade e, agora, seguem agora para apreciação e votação em plenário.

Foram aprovados os nomes do ex-governador Ranolfo Vieira Jr. para o cargo de diretor-presidente do BRDE; José Luis da Silva Nunes para a diretoria do Badesul; e o ex-secretário de Planejamento Cláudio Gastal para o cargo de diretor-presidente do Badesul.

Ex-secretário da Fazenda, Leonardo Busatto também foi indicado para o cargo de diretor-presidente do Badesul, mas o parecer relativo a indicação, de autoria do deputado Eduardo Loureiro (PDT), não foi apresentado em tempo hábil para ser votado na sessão de hoje.

Deputados cobram medidas

Ainda durante a sessão, presidida pela deputada Patrícia Alba (MDB), o deputado Rodrigo Lorenzoni (PL) encaminhou questionamentos a respeito do último balanço do Banrisul, solicitando esclarecimentos do governo a respeito da gestão do banco público. O líder do governo, Frederico Antunes (PP), confirmou a disposição de ouvir a direção do banco para esclarecimentos.