Operação prende pais e apreende adolescente que planejava ataque em escola de Maquiné

Materiais neonazistas, armas brancas e simulacros de armas de fogo foram apreendidos na casa do suspeito

Divulgação: Polícia Civil / Reprodução

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) confirmou à Rádio Guaíba, nesta quarta-feira, a apreensão de um adolescente, de 14 anos, que armazenava material neonazista e planejava um ataque contra uma escola em Maquiné, no litoral Norte. Os pais dele, segundo o secretário Sandro Caron, foram presos em flagrante por apologia ao nazismo, associação criminosa e corrupção de menores.

“Essa operação da Brigada Militar e da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE) da Polícia Civil é resultado de uma informação recebida ontem. Na residência dele encontramos fartos materiais alusivos ao nazismo, além de armas brancas e simulacros de arma de fogo”, declarou o titular do Pasta.

De acordo com o diretor do Grupamento de Operações Especiais da CORE, delegado Marco Antônio Duarte de Souza, a descoberta do plano ocorreu após a detenção, na terça-feira, de outro jovem que pretendia fazer um ataque no Paraná. As autoridades paranaenses, apuraram as ligações dele com outros no país, incluindo o adolescente gaúcho.

Foram apreendidos um simulacro de arma de fogo, espingarda de pressão, facas, soqueiras, fardas camufladas, fotos e bandeiras nazistas e fascistas, toucas ninjas, luvas, camisetas, capacetes, livros, documentos, discos rígidos de computadores e telefones celulares.

Por conta da ação, o prefeito de Maquiné, João Marcos Bassani dos Santos, determinou a suspensão das aulas em toda a rede de ensino no município nesta quarta.