A produção de veículos nas montadoras brasileiras subiu 20% em março, na comparação com o mesmo período de 2022, registrando um total de 221,8 mil unidades, entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus. O balanço foi divulgado nesta segunda-feira, 10, pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA), e mostra que frente a fevereiro, um mês mais curto, a produção avançou 37,3%.
Comparado com a produção antes da pandemia, contudo, o primeiro trimestre ficou em torno de 50 mil veículos abaixo. Conforme a associação, oito fábricas pararam em algum momento e outras duas cancelaram turnos de trabalho desde o início do ano em razão da redução da demanda e da falta de peças alegada por parte dos fabricantes. No primeiro trimestre do ano, 536 mil veículos foram fabricados no Brasil, com alta de 8% em relação ao número apurado nos três primeiros meses do ano passado.
As vendas, de 199 mil veículos no mês passado, subiram 35,5% na comparação com março de 2022. Com relação ao mês de fevereiro, que teve cinco dias úteis a menos, as vendas tiveram alta de 53,1%. Com isso, o trimestre terminou com 471,8 mil veículos comercializados, 16,3% a mais do que no mesmo período do ano passado.
O balanço da Anfavea mostra ainda alta de 14,8% das exportações, no comparativo de março com igual mês do ano passado. Os embarques, de 44,7 mil veículos no mês passado, subiram 29,3% contra fevereiro, permitindo leve aumento de 3,9% no acumulado do primeiro trimestre, quando 112,2 mil veículos foram exportados. Segundo o levantamento da Anfavea, 308 vagas de trabalho foram fechadas em março nas montadoras, que agora empregam 101,6 mil pessoas.
Produção de veículos sobe 20% em março, revela Anfavea
Foramm 221,8 mil unidades, entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus