Com o objetivo de fomentar a conscientização e contribuir para o debate sobre o problema do bullying, o Senac-RS promove, de 3 a 6 de abril, a Semana de Combate ao Bullying com foco no CyberBullying. Acessível ao público, a palestra de abertura on-line e com libras terá como tema a educação digital como prevenção a cultura do “cancelamento” e será ministrada pela Doutora em Direito, Gabriela Cruz Amato Teixeira, às 19h30. O evento será transmitido pelo Youtube do Senac-RS.
Para entender melhor esse cenário e promover a reflexão de todos, a Semana de Combate ao Bullying foi planejada com diversas atividades, palestras on-line e dinâmicas sobre o tema. O Senac-RS também almeja realizar ações continuadas para o Ensino Médio, com o Concurso Cultural de Redação Bullying, em que as melhores serão lidas pelos alunos em uma live e serão publicadas em um e-book. Além disso, será disponibilizado um canal de denúncias anônimas.
De acordo com dados da Pesquisa Nacional de Saúde Escolar (PeNSE) de 2019, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aproximadamente um em cada 10 adolescentes (13,2%) já se sentiu ameaçado, ofendido e humilhado em redes sociais ou aplicativos.
“É muito importante termos campanhas como essa pois contribuem para eliminar comportamentos agressivos, sejam físicos, verbais, psicológicos ou preconceituosos, ao mesmo tempo que estimulam a empatia e o respeito às diferenças. Acabar com o bullying e estimular relações positivas de convivência é responsabilidade de todos nós”, ressalta a coordenadora da Consultoria Pedagógica do Senac-RS, Sônia Daudt.
Mas a iniciativa não encerra por aí, a instituição também pretende desenvolver ações continuadas a cada dois meses nas escolas Senac com dinâmicas de grupo, debate com estudo de caso e também parceria com o projeto Papo de Responsa, ação da Polícia Civil do RS que visita as escolas fazendo palestras sobre bullying.