Com reunião marcada para a próxima segunda-feira, a organização da South Summit Brazil não quer perder tempo e já começa o planejamento da edição do próximo ano. Se em 2023 o foco foi qualificar o evento, para 2024 o objetivo já está traçado: um fórum ainda mais internacional.
Com um lenço nas cores da bandeira do Rio Grande do Sul no pescoço, a auto declarada “gaúcha espanhola orgulhosa” María Benjumea, CEO da South Summit, anunciou ontem, no encerramento oficial, que Porto Alegre vai sediar um encontro internacional de parques tecnológicos da América Latina. “Será uma grande conferência para unir ainda mais a Ibero-América e a Europa”, projetou.
De fato, há muito para se planejar. A infraestrutura segue sendo o principal desafio a ser superado. Mas houve avanços que precisam ser pontuados. A preocupação em expandir o evento para além do muro da Mauá foi superada.
Eventos culturais e sociais mobilizaram a cidade. Por isso, cresce também a expectativa com 2024. A régua subiu.
Decolando
A projeção nacional e internacional que Porto Alegre recebe com a realização da South Summit pode ser medida de várias formas. Um dos termômetros está na pista do Aeroporto Salgado Filho. Entre terça e quinta-feira desta semana, a média de pousos de jatinhos, um dos principais meio de transporte de presidentes e executivos de grandes empresas e fundos de investimentos, foi de 21 ao dia, de acordo com informações preliminares da Fraport. No ano passado, 175 aeronaves pousaram na Capital e, para este ano, a projeção da organização para toda a semana era de 250. A confirmar.
Pedalar e educar
A proposta é recebida com estranhamento, tendo em vista a proximidade do Cais com a Orla do Guaíba, mas o Vida Urgente e a Unirriter levaram para os visitantes da South Summit um passeio virtual de bicicleta pela orla e ruas do Centro Histórico. Com um óculos de realidade virtual e fones de ouvido, contudo, a experiência ganhou vida e visão 360º. Mais do que isso: transformou-se em uma oportunidade de educar ciclistas sobre a convivência segura com pedestres e motoristas. Surpreendeu e caiu no gosto do público.
Bom dia
Desde a Copa, Porto Alegre almeja entrar de vez para o calendário de eventos internacionais. A South Summit tratou-se, portanto, de uma oportunidade para testar essa vocação. E no quesito hospitalidade, não há do que se reclamar. Nem foi preciso inovar. O bom e velho sorriso no rosto e um bom dia simpático do staff fizeram a diferença.
Rumo à Madri
A próxima parada da South Summit já tem data e local. De volta à cidade natal, acontece entre os dias 7, 8 e 9 de junho em Madri, na Espanha. Estão previstas, ainda sem datas confirmadas, edições nas cidades espanholas de Málaga e Valência, e países como México e Colômbia. No Brasil, novas edições vão ocorrer até 2027, todas em Porto Alegre.