Grêmio enfrenta Caxias em busca do terceiro hexacampeonato gaúcho

Tricolor não terá Kannemann e Carballo para a primeira partida da final no Centenário

Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA

O Grêmio parte neste sábado em busca do seu terceiro hexacampeonato estadual (1962-1968, quando foi hepta, e 1985-1990). Desde 2018 levantando a taça mais importante do Rio Grande do Sul, o Tricolor encara o Caxias, às 16h30min, no Centenário no jogo de ida da decisão.

Apesar da superioridade recente nos últimos anos, Renato Portaluppi evita entrar na atmosfera de eventual vantagem. “Aqui dentro não tem favoritismo, pelo contrário. Os maiores exemplos que eu dou para meu grupo é o que está acontecendo no Brasil. A camisa não vai ganhar. São 11 contra 11. O Caxias tem todo nosso respeito. Não chegou à toa. Eliminou nosso rival e por méritos. É uma decisão de 180 minutos, 90 em Caxias, 90 na Arena. Todo cuidado é pouco”, ponderou Renato.

Afeito a mistérios, o técnico confirmou duas baixas na equipe. “O Kannemann está fora do jogo por um desconforto, vamos ver para a próxima semana. E o Felipe Carballo infelizmente chegou com uma virose, não é Covid-19, é um virose só. Mas ele está bastante debilitado, seria muita irresponsabilidade levá-lo a Caxias”, explicou. Assim, Bruno Uvini ganha sequência na zaga ao lado de Bruno Alves. Não está definido quem jogará no lugar do uruguaio. Lucas Silva, pouco aproveitado no ano é uma possibilidade, assim como o recuo de Bitello. Fábio e Pepê seguem em recuperação de lesões musculares e estão fora. A principal novidade na delegação é o volante Ronald, destaque do Sub-20. Além dele, o goleiro Gabriel Grando voltou a fazer parte dos relacionados.

Gauchão 2023 – Final – Jogo 1

Provável Caxias: Bruno Ferreira; Marcelo, Dirceu, Fernando e Dudu Mandai; Marlon, Moacir e Peninha; Diego Rosa, Jean Dias e Eron. Técnico: Thiago Carvalho.

Provável Grêmio: Adriel; João Pedro, Bruno Alves, Bruno Uvini e Reinaldo; Lucas Silva (Zinho), Villasanti, Bitello, Cristaldo e Vina; Luis Suárez. Técnico: Renato Portaluppi.

Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Assistentes: Mauricio Coelho Silva Penna (RS) e Maira Mastella Moreira (RS)
Data e hora: 1° de abril, sábado, às 16h30min
Local: Estádio Centenário, em Caxias do Sul (RS)