Foi com aplausos que se encerrou, nesta sexta-feira, a segunda edição do South Summit em Porto Alegre. “Palmas para vocês que fizeram esse evento fantástico”, pediu o presidente da South Summit Brasil, José Renato Hopf, durante a cerimônia de encerramento, na Arena Stage, no Cais Mauá. O público, que lotou o espaço, aplaudiu, repetidamente, cada anúncio e agradecimento feito. Após três dias de debates, networking e competições de inovação, a espanhola María Benjumea, idealizadora da South Summit, que também integrou a cerimônia, revelou que uma conferência de parques tecnológicos vai marcar a edição de 2024.
“Vamos fazer, paralelamente, uma grande conferência entre parques tecnológicos da América Latina, da nossa querida Ibero-América, com o resto do mundo, com a Europa, com a Espanha”, afirmou. María disse que em breve a organização do evento vai divulgar mais detalhes sobre a iniciativa. A idealizadora do evento ainda mencionou tudo que viu ser mobilizado pelos participantes no Cais Mauá. “Energia, criatividade, gana, esforço, ilusão, projetos, negócios!”, destacou María.
O presidente do evento divulgou os dados: mais de 2,5 mil trabalhadores envolvidos, 42 mil metros quadrados de espaço, 900 painelistas, 22 mil pessoas participando. “A cidade viveu, respirou, pulsou esse processo”, disse Hopf. Ele ainda salientou o papel social do South Summit, que levou 3 mil estudantes da rede pública a uma palestra com especialistas em inovação. “Não se faz Inovação se não pensarmos em crianças e educação”, avaliou o presidente. Ele ainda destacou o Night Summit, com shows e atividades, que levou 15 mil pessoas a diversos pontos da cidade, incluindo o 4º Distrito.
“Esse evento finca bandeira, definitivamente, no Rio Grande do Sul e em Porto Alegre, da inovação”, disse o prefeito da capital, Sebastião Melo, que também participou da cerimônia de encerramento. Ele afirmou que não é um evento de governo e que os gestores públicos se colocaram como colaboradores no processo. Melo destacou a participação de crianças de periferia e projetou mais atividades nesse sentido na próxima edição. “Que a gente possa, em 2024, ampliar, porque a vida só tem sentido se ela é coletiva, se olhar para todos e gerar oportunidades para os que mais precisam”, defendeu.
O governador Eduardo Leite também esteve presente e abriu o discurso em inglês, em celebração ao âmbito internacional que o Estado ganhou com o evento. “Tem um efeito difícil de mensurar que é um aspecto de autopercepção de Porto Alegre, do Estado, em relação à sua capacidade empreendedora na inovação”, avaliou. “Todos nós estamos comprometidos a fazer, em 2024, um evento ainda mais grandioso, ainda mais representativo. Nos vemos em 2024”, finalizou Leite.