Desde as 7h da manhã, agricultores familiares arregimentados pela Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag), em 23 regionais do interior, fazem mobilizações em Porto Alegre que culminaram, no início da tarde, em uma caminhada em direção ao Palácio Piratini. Vias como a Borges de Medeiros ficaram totalmente bloqueadas, interferindo no fluxo de todo o entorno da Praça da Matriz, no Centro de Porto Alegre.
Segundo o presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva, o movimento pressiona os governos federal e estadual pela agilização de medidas de apoio aos produtores atingidos pela estiagem. De acordo com ele, está prevista para a tarde de hoje, em Brasília, uma reunião de representantes do movimento sindical do RS com o vice-presidente Geraldo Alckmin.
O grupo, de cerca de 2,5 mil pessoas saiu da sede do Ministério da Agricultura, na capital. Joel garante que a Federação vai ser recebida durante a tarde pelo governador Eduardo Leite e o secretário de Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini.