A Páscoa 2023 deve registrar um incremento de até 6% do volume de vendas de produtos comercializados para a data, na comparação com o mesmo período do ano passado, podendo chegar a um total de R$ 200 milhões, o terceiro avanço anual das vendas para a data desde 2020. A estimativa é da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul – FCDL-RS.
“A estimativa mostra o incremento do consumo pós-pandemia, mesmo com as dificuldades financeiras que boa parte da população enfrenta com a situação econômica do país, de inflação elevada e taxa de juros alta. Ainda assim, a Páscoa é mais uma data comemorativa com forte apelo emocional, o que leva as pessoas a buscarem o comércio para comprar produtos típicos do período, como ovos de chocolate, caixas de bombons e barras de chocolate”, avalia o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch.
O dirigente destaca, ainda, que o ticket médio na aquisição de produtos deve ser semelhante a 2022 e ficar em torno de R$ 150,00. Isso porque a opção de compra da população deve ser por presentes com menor valor agregado. Koch diz que os produtos tradicionais da Páscoa tiveram uma elevação de preços entre 13% e 18% nos últimos 12 meses, enquanto a inflação, no mesmo período, superou os 6%. “Há, ainda, a escolha de artigos como roupas infantis e brinquedos, alternativa encontrada por quem não pode gastar muito nesse momento”, lembra Vitor Augusto Koch.