Com influenza e pneumonia, Lula adia viagem à China

Equipe médica recomendou medida para evitar contágio

Foto: RICARDO STUCKERT / PR / CP

O Palácio do Planalto confirmou, no fim da manhã deste sábado, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva adiou a viagem à China, atendendo a recomendação médica. O petista, que já havia confirmado diagnóstico de broncopneumonia bacteriana, também contraiu o vírus da Influenza A.

Em nota assinada pela médica Ana Helena Germoglio, a equipe do Hospital Sírio Libanês, onde Lula deu entrada na quinta-feira, avaliou que, apesar da melhora clínica, é preciso esperar o encerramento do ciclo de transmissão viral.

Nessa sexta, o Planalto já havia transferido a decolagem rumo a Xangai, de sábado para domingo. No comunicado divulgado hoje, o governo brasileiro revela que comunicou as autoridades chinesas sobre o novo adiamento e reiterou o desejo de remarcar a visita.

Veja a íntegra da nota médica:

“O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu entrada no Hospital Sirio-Libanês – unidade Brasília, em 23/3/2023 com sintomas gripais. Após avaliação clínica, foi feito diagnóstico de broncopneumonia bacteriana e viral por influenza A, sendo iniciado tratamento.
Após reavaliação no dia de hoje e, apesar da melhora clínica, o serviço médico da Presidência da República recomenda o adiamento da viagem para China até que se encerre o ciclo de transmissão viral.
Dra. Ana Helena Germoglio”
Secretaria de imprensa da Presidência da República