O bike Itaú em Porto Alegre, sistema de bikes compartilhadas da Tembici e a Prefeitura da cidade iniciam a expansão do sistema, acrescentando mais 18 estações e 250 bicis pela cidade. Com isso, o sistema passa a contar com mais de 660 bicicletas e 59 estações, distribuídas pelos bairros do Rio Branco, Santa Cecília, Praia de Belas, Menino Deus, Cristal, Cidade Baixa, Moinhos de Vento, Tristeza, Azenha e Centro Histórico. Este é o início da expansão, que quando concluída terá 1.000 bicicletas compartilhadas e 100 estações.
Segundo o diretor de negócios da Tembici, Gabriel Reginato, somente no primeiro bimestre de 2023 houve crescimento de 31% em números de deslocamentos realizados com bicicletas compartilhadas, se comparado ao mesmo período do ano anterior, o que mostra que a adesão do serviço segue em uma crescente. “O projeto contribui muito para a mobilidade de Porto Alegre, promovendo deslocamento com um modal sustentável, econômico e cômodo para a população e visitantes da cidade”, diz Reginato.
A integração modal mostra-se importante para Porto Alegre onde 65% das pessoas que fazem seus trajetos com bicicleta combinado a outros modais utilizam o transporte público como complemento de suas viagens e esse foi um dos fatores importantes dessa expansão, uma vez que a intermodalidade permite que pessoas que vivem longe das regiões centrais tenham mais acesso à cidade.