O concurso do Banco do Brasil recebeu quase 1,5 milhão de inscrições, das quais 1,3 milhão de inscritos para as 2 mil vagas de escriturário/agente comercial e mais de 130 mil inscritos para as 2 mil vagas de escriturário/agente de Tecnologia, a segunda maior seleção externa da história do banco, 215 anos. Desta forma, são mais de 650 candidatos por vaga para agentes comerciais e de 65 candidatos por vaga para agentes de tecnologia. O concurso prevê também outras 2 mil vagas para cadastro de reserva, metade para cada tipo de escriturário).
O BB diz que é a maior seleção externa de tecnologia já realizada no Brasil. Dos inscritos, 77% dos inscritos têm até 35 anos de idade e que a maioria elege a possibilidade de ascensão e a carreira como o principal motivo para prestar o concurso. O salário inicial é de R$ 3,6 mil mais benefícios, como R$ 1,8 mil de auxílio alimentação/refeição e cesta alimentação, plano de saúde e odontológico e Participação em Lucros e Resultados (PLR).
A jornada é de 30 horas semanais e há vagas em todos os estados e no Distrito Federal (as de tecnologia são apenas em São Paulo e Brasília). Caso seja aprovado, o candidato precisa ter no mínimo 18 anos (completos até a data de contratação) e apresentar certificado de conclusão do ensino médio. A previsão é que as provas serão realizadas em 23 de abril.
O Banco do Brasil diz que o número de inscritos para as vagas de TI triplicou na comparação com o último concurso e que cresceu o número de candidatos com formação superior (mais de 16 mil dos inscritos têm mestrado ou doutorado), apesar de as vagas exigirem apenas ensino médio.A seleção terá duração de 5 horas e será feita por meio de provas objetivas e de redação.
As provas objetivas terão 70 questões e múltipla escolha, sendo 25 questões de conhecimentos básicos (língua portuguesa, língua inglesa, matemática e atualidades do mercado financeiro) e 45 questões de conhecimentos específicos, de acordo com a vaga pretendida.