Saque-aniversário do FGTS para nascidos em março está liberado nesta quarta

Governo anunciou que vai discutir este mês a continuidade deste tipo de saque

Caixa orienta o resgate por meio do aplicativo FGTS | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A partir desta quarta-feira, 1º, a Caixa Econômica Federal (CEF) libera o saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para os trabalhadores nascidos em março. Aliás, este pode ser a última retirada da modalidade. O governo Federal já tinha sinalizado que pretende acabar com o saque-aniversário. O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, afirmou que o assunto será discutido em reunião do Conselho Curador do FGTS neste mês.

A modalidade permite que o resgate de parte do saldo das contas aconteça anualmente. O trabalhador pode escolher ou não pelo saque entre o primeiro e o último dia útil referente ao mês do seu nascimento. A opção pela modalidade pode ser realizada no aplicativo FGTS, que está disponível para os sistemas (Android e iOS) ou no site.

O trabalhador deve realizar a solicitação pelo aplicativo ou no site fgts.caixa.gov.br. Quando estiver na plataforma, o cidadão deve clicar em “Meu FGTS”, e na sequência em “Saque-Aniversário”. Sendo necessário concordar com os termos e condições e, logo após, clicar em “Aderir ao saque aniversário”.

A escolha de aderir ou não é opcional, e aqueles que não optarem pelo recebimento continuarão no modelo padrão, o Saque-Rescisão. No caso dos que optaram pelo saque-aniversário, o valor a receber pode variar entre 5% e 50% da soma de todos os saldos das contas do FGTS do trabalhador, a qual é acrescida de uma parcela adicional.