Iniciou nesta quarta-feira o conserto da rede de esgoto pluvial em um trecho de 200 metros da avenida Borges de Medeiros, no Centro Histórico de Porto Alegre, na esquina com a Fernando Machado, sentido Centro-bairro. Técnicos do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) estiveram no local a fim de realizar as inspeções necessárias para a obra. De acordo com o Dmae, trata-se de um reparo da obra de substituição de redes de abastecimento.
A obra integra o conjunto de trabalhos de revitalização do viaduto Otávio Rocha, realizados pela Prefeitura. A extensão da rede e substituição do antigo encanamento de ferro fundido, instalado na década de 1970, por novas tubulações em polietileno de alta densidade (PEAD), começaram em novembro de 2022, e o investimento é de R$ 345 mil. No entanto, após a finalização destes trabalhos, o Dmae afirma ter identificado a necessidade de manutenção em pontos da rede de drenagem.
Ao todo, o Dmae estima que a finalização das obras, que deve ocorrer em até 30 dias, deva beneficiar diretamente 1,4 mil pessoas. “Com as novas tubulações instaladas, a obra já está em fase de conclusão, restando serviços como a substituição dos ramais prediais das lojas e a recomposição do asfalto em três pontos da Borges, nas esquinas da Borges com a Jerônimo Coelho e com a Fernando Machado, e embaixo do viaduto”, afirma o diretor-geral do Dmae, Maurício Loss.
A nova adutora, de 315 milímetros de diâmetro, já está interligada com a rede de ferro de 300mm existente na Borges de Medeiros, esquina com a rua Jerônimo Coelho. No início deste mês, os técnicos procederam com dois cortes da rede antiga, um deles na área da obra atual, e o outro na interseção das redes. Não há desvios no trânsito da área, apesar de os trabalhos ocuparem parte da via. No total, somando os dois lados da Borges de Medeiros, já houve a substituição de 812 metros de encanamentos no leito da avenida.