As buscas pelos sobreviventes do temporal que atingiu o litoral norte de São Paulo no sábado e no domingo entram no terceiro dia nesta terça-feira (21). Até o momento, são 40 mortes, sendo 39 em São Sebastião e uma em Ubatuba. Há cerca de 40 pessoas desaparecidas, segundo o governo de São Paulo.
As buscas por sobreviventes acontecem ininterruptamente desde a madrugada de domingo (19). Na segunda, o Exército Brasileiro reforçou o efetivo destacado para as ações de resgate com 30 viaturas e 380 militares, oriundos da Brigada Aeromóvel de Caçapava.
Mais de 600 pessoas, entre servidores das forças de segurança e resgate do Governo do Estado de São Paulo, das Forças Armadas, da Polícia Federal, da prefeitura municipal de São Sebastião e voluntários, realizam os trabalhos. A prioridade segue no socorro às vítimas e no fornecimento de insumos básicos aos mais de 1.730 desalojados e 766 desabrigados em todo Estado.
Chuva
A chuva em um período de 24 horas é considerada a maior da história do país. Ela não apenas causou deslizamentos, mas também afetou o fornecimento de água, o funcionamento das estradas e provocou o cancelamento de festas de Carnaval. As cidades do litoral norte, além de Bertioga, na Baixada Santista, entraram em estado de calamidade pública.
Água
Os técnicos da Sabesp seguem trabalhando para o restabelecimento dos sistemas de abastecimento de água. Em São Sebastião e Ilhabela, 39 caminhões-tanque da companhia realizam o abastecimento emergencial até a regularização total dos sistemas. A produção de água em Maresias já foi retomada e mais de 8 mil imóveis já estão com o abastecimento em recuperação (Maresias e Barra do Una).
Em Caraguatatuba, e Ubatuba, os sistemas de abastecimento continuam em processo de recuperação. Ao todo, 104 técnicos da companhia estão empenhados nesse trabalho, com o apoio de caminhões de hidrojateamento e alto vácuo, seis retroescavadeiras e outros veículos.
Ajuda humanitária
O Fundo Social de São Paulo recebe doações para as vítimas das chuvas do litoral norte paulista. As principais necessidades, segunda a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, são alimentos não perecíveis, água mineral e roupas limpas e em bom estado para uso. As entregas podem ser feitas no depósito do FUSSP, localizado na avenida Marechal Mario Guedes, 301, no Jaguaré, zona oeste da capital paulista. O fundo também disponibilizou duas contas bancárias para os interessados em fazer depósitos, transferência ou PIX para auxiliar as famílias desalojadas ou desabrigadas.