Número de mortes por causa de temporal no litoral de São Paulo aumenta para 36

Governador Tarcísio de Freitas decretou estado de calamidade pública em cinco cidades

Governador Tarcísio de Freitas sobrevoou a região afetada pelas fortes chuvas neste domingo | Foto: Divulgação / Governo de SP / CP

O número de mortes por causa do temporal no litoral norte do estado de São Paulo aumentou para 36. A informação foi confirmada no final da noite deste domingo em um boletim do governo do estado. O governador Tarcísio de Freitas decretou estado de calamidade pública para as cidades de Ubatuba, São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Bertioga.

As equipes da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros e do Exército Brasileiro seguem durante a noite e madrugada com as atividades de busca, resgate e salvamento às vítimas das fortes chuvas.

Mais de 130 equipes, com o apoio de 23 viaturas e sete aeronaves, estão empenhados nas ações, que estão concentradas na região da Barra do Sahy e Camburi, em São Sebastião. Outros 80 policiais reforçarão as atividades a partir desta segunda-feira (20). A atuação é de forma suplementar às ações da Defesa Civil Municipal.

Até o momento, dos 36 óbitos confirmados, 35 são em São Sebastião – 31 na Barra do Sahy, dois Juquehy, um Camburi, um em Boiçucanga – e um em Ubatuba. Estão desalojadas 228 pessoas e desabrigadas outras 338.