A Meta, dona do Facebook e do Instagram, anunciou que está lançando um serviço de assinatura mensal, chamado Meta Verified, e que permitirá aos usuários das duas plataformas verificarem suas contas e obter um selo azul. O objetivo é auxiliar os criadores de conteúdo a construir comunidades, e uma tentativa de monetizar a empresa, que vem perdendo receita com a queda de usuários e anúncios.
No final do ano passado, a Meta anunciou a demissão de 11 mil funcionários, o equivalente a 13% de sua força de trabalho. Segundo Mark Zukerberg, o Meta Verified vai permitir que o usuário terá direito a uma visibilidade maior, prioridade no atendimento ao cliente e proteção extra contra falsificação de identidade. “A nova funcionalidade irá aumentar a autenticidade e a segurança em todos os nossos serviços”, disse Zuckerberg.
O novo serviço vai custar a partir de US$ 11,99 por mês na web ou US$ 14,99 por mês no sistema iOS da Apple e Android. O Meta Verified será lançado na Austrália e na Nova Zelândia nesta semana, sendo ampliado na sequência para outros países.
A iniciativa repete o mesmo caminho do Twitter e o Snapchat, da Snap, que lançaram pacotes de assinaturas, como o Twitter Blue.