O maior veículo do aeromóvel voltou a funcionar, na tarde desta quinta-feira, no trecho entre a Estação Aeroporto do trem e o Terminal de Passageiros do Aeroporto Salgado Filho, na zona Norte de Porto Alegre. O chamado A200, que tem capacidade para 300 passageiros, fez sua viagem inaugural após mais de cinco anos parado. Ele estava desativado desde 2017, quando foram detectadas falhas no funcionamento das portas e na comunicação com a estação. O veículo percorre um trajeto de 814 metros, em dois minutos, com viagens a cada 10 a 12 minutos.
Enquanto estava desativado o maior veículo, o translado era realizado pelo A100, que possui capacidade para 150 passageiros. A viagem inaugural do A200 contou com a presença da diretoria da Trensurb e de gestores da empresa. “O novo equipamento vem com novas virtudes, vem com ar-condicionado, e teve muitas mudanças, melhorias no sistema de portas, é realmente é um equipamento evoluído”, destacou o diretor-presidente da Trensurb, Pedro Bisch Neto.
A empresa Aeromovel Brasil, integrante do Grupo Coester que é detentora da tecnologia, é a responsável pelas melhorias no equipamento. O contrato firmado pela Trensurb com a empresa é de R$ 2,29 milhões, prevendo reparos no veículo e 12 meses de acompanhamento e assistência profissionais da prestadora de serviço. O valor investido na revitalização ultrapassa o custo do veículo, que foi de R$ 1,92 milhão à Trensurb. Conforme o CEO do Grupo Coester, Marcus Coester, o A200 deve seguir funcionando por mais de duas décadas. “Um sistema desses é desenhado pra operar pelo menos vinte anos. De vinte a trinta anos. Para nós evidentemente, é um projeto icônico para a empresa.”
Primeira viagem
A viagem inaugural partiu da estação Aeroporto, já com cidadãos embarcados. A partida atrasou cerca de dez minutos em função de dificuldades no fechamento das portas. Foi necessário que o veículo iniciasse o percurso e retornasse à estação, para que o problema fosse corrigido totalmente. De acordo com o gerente do sistema Aeromóvel da Trensurb, Jonas Mengue, o problema não é o mesmo apresentado anteriormente pelo veículo e, está relacionado ao dispositivo anti esmagamento das portas. Porém, ele afirmou que a equipe técnica avaliará mais profundamente o problema.
Após o início oficial da viagem, o percurso ocorreu normalmente e pegou passageiros para retornar à estação. A população avaliou o novo veículo. “Ele é maior e melhor. Só falta o ar-condicionado, que está pior que o antigo”, analisou Valdirene dos Santos, que trabalha no aeroporto e faz o trajeto há oito anos. Quem concordou com ela foi a colega de trabalho Jenifer Willms. “Achei ótimo, com tamanho bom, a experiência visual está melhor. A única coisa agora é o calor, mas quem sabe amanhã está melhor?”, disse ela. Ao Correio do Povo, Mengue explicou que o veículo ainda estava quente na primeira viagem por ter ficado no sol até aquele momento. Segundo o técnico, o sistema de climatização está funcionando e, ao longo das viagens, o calor no interior do veículo seria amenizado.
Linha do tempo
O A200 entrou em operação em 2014 e, desde que as falhas foram encontradas, três anos depois, ficou estacionado ao lado do aeroporto. Em março de 2022, ele foi removido para São Leopoldo, sob cuidados da Aeromovel Brasil, para iniciarem os trabalhos de revitalização. Conforme a Trensurb, foi realizada atualização tecnológica, além de manutenção e substituição de materiais, incluindo melhorias na suspensão, placas de propulsão, sistema de portas e freios e substituição de janelas, além de revisão de componentes dos sistemas em geral. Na parte estética, foi repintada a carroceria e assentos, com instalação de um novo revestimento do piso.
O veículo foi devolvido pela Aeromovel Brasil à linha metrô-aeroporto, em outubro do ano passado. Desde então, a Trensurb informa que o A200 passou por montagens finais, comissionamento, testes e ajustes. Além disso, foi necessária a execução de melhorias na infraestrutura elétrica da via para garantir a segurança e estabilidade do sistema durante a circulação do veículo, que está, novamente, à disposição do público.