Ex-comandante de Operações da PMDF é preso na 5º fase da Operação Lesa Pátria

O coronel Jorge Eduardo Naime foi preso na manhã desta terça-feira; o cargo é um dos mais importantes dentro da corporação

O coronel Jorge Eduardo Naime durante a solenidade em que assumiu a chefia do Departamento Operacional da Polícia Militar (DOP) Foto: Divulgação/PMDF

O ex-comandante de Operações da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) coronel Jorge Eduardo Naime foi preso pela Polícia Federal, na manhã desta terça-feira, durante a 5ª fase da Operação Lesa Pátria. Ele era responsável pelo planejamento das operações da corporação no dia 8 de janeiro, quando vândalos destruíram as sedes dos Poderes.

Além do ex-comandante, outros três policiais militares também foram presos nesta terça.

Ao todo, os policiais federais cumpriram três mandados de prisão temporária, um de prisão preventiva e outros seis de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), todos no Distrito Federal. Conforme as investigações, os alvos estão, de alguma forma, envolvidos nos atos de depredação do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal, em 8 de janeiro, em Brasília.

A investigação apura os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.