Torres: identificado jovem que morreu afogado em área com bandeira preta

Josué da Silva Sandra, de 25 anos, era natural de Carazinho

Foto: CBMRS / Divulgação / CP

Um amigo identificou o jovem que morreu após se afogar, no início da tarde desta sexta-feira, em Torres, no litoral Norte. Josué da Silva Sandra, de 23 anos, era natural de Carazinho.

Segundo a Companhia de Guarda-Vidas Militares, perto do meio-dia, a vítima entrou no mar, em uma localidade conhecida como Prainha. A área, imprópria para banho, havia sido sinalizada com bandeira preta, indicando risco de morte ao entrar na água. O perigo se intensifica em razão da existência de pedras e irregularidades no relevo aquático.

Banhistas relataram que, antes de se afogar, o jovem ficou próximo a um grupo de pessoas que parou em um banco de areia em meio ao mar. Ele então decidiu entrar na água e, aparentemente, caiu em buraco.

Alertados, guarda-vidas da Guarita 8 tentaram fazer o salvamento. O corpo do jovem, porém, submergiu e acabou sendo deslocado pela correnteza.

Após as buscas, com a ajuda de uma motoaquática e de uma aeronave, moradores avistaram o corpo, ainda no mar, entre as guaritas 3 e 4. O resgate ocorreu às 13h10min, na Praia Grande.

Os guarda-vidas ainda aplicaram o protocolo de reanimação até a chegada do suporte avançado do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), que atestou o óbito.

“Primeiramente, queria dar os meus pêsames para os familiares e amigos da vítima. E queria fazer uma recomendação a população: respeite as bandeiras de sinalização. No local onde se encontra uma bandeira preta, existe risco de morte. Portanto, não entre no mar perto dessa bandeira. O local ideal para banho é na área balizada onde existe guarita com o serviço de Guarda-Vidas (serviço ofertado pelo o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul) sendo uma área onde o Guarda-Vidas consegue manter contato visual com os banhistas. Por isso, um lema que usamos na nossa atividade de Guarda-Vidas é: “se podemos vê-lo, podemos protegê-lo”, declarou à Rádio Guaíba o capitão Willen Silva, do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul.