Boate Kiss: “todos nós sofremos e choramos naquele dia”, relembra Eduardo Leite

Governador enviou mensagem aos familiares, amigos, sobreviventes e moradores de Santa Maria na data em que a tragédia que vitimou 242 pessoas completa dez anos

Foto: Alina Souza/CP

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, divulgou um áudio na manhã desta sexta-feira em solidariedade aos familiares, amigos, sobreviventes e moradores de Santa Maria. A mensagem se dá em virtude dos dez anos da tragédia na Boate Kiss, que vitimou 242 pessoas e feriu mais de 630 na madrugada do dia 27 de janeiro de 2013.

No áudio, divulgado pela assessoria de imprensa, o chefe do Executivo reforçou o compromisso do governo estadual para que uma situação como a da tragédia não se repita, bem como aproveitou para deixar “o abraço mais carinhoso e mais fraterno “para Santa Maria e o povo da cidade.

“A dor que cada um de Santa Maria sentiu e ainda sente é certamente algo difícil de nós entendermos e reproduzir igualmente em cada um de nós. Contudo, todos nós sofremos e choramos naquele dia. E lembramos com tristeza, mas ao mesmo tempo buscando de alguma forma compartilhar a dor de uma história que machucou e que ainda machuca a todo nosso Rio Grande”, disse.

Homenagens

Desde a noite da última quarta-feira, uma série de atividades estão sendo realizadas em Santa Maria para homenagear as vítimas, sobreviventes, familiares e amigos. A programação especial conta com em torno de 20 atividades que serão realizadas até ser finalizada com uma missa em homenagem as 242 vítimas fatais, na Basílica Nossa Senhora Medianeira, às 20h deste sábado.

Programação de hoje

• 10h: Abertura e culto ecumênico (Praça Saldanha Marinho)
• 13h45min: Soltura dos balões (Praça Saldanha Marinho)
• 14h: Mães y Madres: Kiss e Cromañón com Nilda Gomez (Familias Por La Vida – Argentina) e mães da AVTSM
• 15h30min: O Caso Kiss: até quando a justiça vai servir à impunidade? Com Tâmara Soares (advogada que representa a AVTSM no litígio internacional), Paulo Carvalho (pai do Rafael e diretor jurídico da AVTSM) e Pedro Barcellos Jr. (advogado que representa a AVTSM no processo penal)
• 17h: Por que prevenção vale a pena? Com Antonio Berto (pesquisador chefe do Laboratório de Segurança ao fogo e a Explosões no Instituto de Pesquisas Tecnológicas) e Rogério Lin (superintendente da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT e membro da Associação Brasileira de Proteção Passiva Contra Incêndio – ABPP)
• 19h: 10 anos do ‘‘Kiss: que não se repita” e apresentação da campanha ‘Tempo Perdido’
• 20h30min: Por que contar essa história 10 anos depois? Com Daniela Arbex (jornalista e autora do livro Todo Dia A Mesma Noite: A História Não Contada Da Boate Kiss) e Marcelo Canellas (jornalista e diretor da série Boate Kiss: A Tragédia de Santa Maria)
• 22h: Encerramento com Juliana Pires (cantora santa-mariense)