Só em janeiro, furto de cabos de energia já gerou prejuízo de R$ 16 mil à prefeitura de Porto Alegre

Guarda Municipal e Brigada Militar vão intensificar ações para combater crimes

Em razão do aumento do furto de cabos de energia, a prefeitura de Porto Alegre vai intensificar as ações de combate ao vandalismo. Segundo a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), só nas primeiras semanas de janeiro, foram registradas 22 ocorrências, com furto de mais de 2 mil metros de cabos de energia e outros itens semafóricos, provocando um prejuízo de R$ 16 mil na sinalização viária da capital. Em janeiro do ano passado, os criminosos levaram 350 metros de cabeamento – quase seis vezes menos que neste ano, até o momento.

Mais que o rombo nas contas da prefeitura, a ação dos criminosos prejudica pedestres e motoristas, sobretudo em cruzamentos da avenida Goethe e das ruas 24 de Outubro, Mostardeiro, Marquês do Pombal e Sarmento Leite, nos bairros Moinhos de Vento e Cidade Baixa.

Diante desse cenário, a EPTC solicitou apoio do Comando de Policiamento da Capital (CPC) da Brigada Militar e da Guarda Municipal para reforçar ações de combate ao vandalismo. O diretor-presidente da EPTC, Paulo Ramires, alerta para os perigos resultantes desses crimes. “Além do prejuízo financeiro, os transtornos ocasionados em relação ao furto em semáforos, terminais e demais instrumentos de sinalização vão desde os conflitos no trânsito, como engarrafamentos, até o risco de morte em acidentes, atropelamentos ou mesmo devido a choques elétricos”, destaca.

Segundo a EPTC, o furto do cabo de cobre é o mais frequente, mas muitas vezes o cabo de comunicação, com baixo valor de mercado, também é levado. O subcomandante da Guarda Municipal, Franklin dos Santos, explica que um plano de ação deve envolver o reforço do patrulhamento em áreas estratégicas, com abordagens específicas no entorno dessas localidades.