Os psicólogos e voluntários do Projeto Help levaram acolhimento aos moradores de São Leopoldo, no Vale do Sinos, na manhã deste sábado (21). A atividade foi realizada na estação da Trensurb que leva o nome da cidade, onde foi montado o tradicional “cantinho do desabafo”, que estimula os passageiros a externar os seus sentimentos.
Além disso, houve a distribuição de materiais impressos com mensagens de motivação e o número do projeto, para que as pessoas que precisam de ajuda entrem em contato com mais privacidade. Outra dinâmica realizada pelos voluntários foi a do abraço, trazendo proximidade entre os passageiros do transporte público e os integrantes do projeto.
“Muitos voluntários já passaram por depressão, se automutilavam, tinham pensamentos suicidas – e, através do projeto, conseguiram procurar ajuda para superar. Nossa ideia é estender a mão para essas pessoas”, explica a coordenadora e voluntária do Help em São Leopoldo, Jennifer Prates de Almeida.
O projeto Help também atua nas ruas, escolas e em locais onde há histórico de suicídio. “Muitas pessoas passam por aqui na correria do trabalho, estão passando por algum problema, e agradecem, dizem que alegramos o dia. Outros falam que as cartinhas fizeram bem. O pessoal é muito receptivo”, ressalta Jennifer.
A iniciativa começou em 2017. Atualmente, o Help tem mais de cinco mil voluntários em todo o país. As atividades do projeto incluem palestras com foco na valorização da vida e campanhas de prevenção dos problemas relacionados à saúde mental. É possível contatar o grupo pelo site ou nas redes sociais.