A 31ª Festa da Uva e Ameixa de Porto Alegre, que acontece na Praça Nossa Senhora de Belém, bairro Belém Velho, no Extremo Sul da Capital, termina neste domingo (22). Até lá, o público pode visitar as bancas com frutas orgânicas, colhidas e oferecidas diretamente pelos produtores, além de flores, artigos de artesanato e produtos coloniais.
Ao todo, seis produtores dos bairros Vila Nova, Belém Velho e Campo Novo participam do evento. Eles expõem uvas Niágara Branca e Rosa, Bordô e Francesa, e ameixas Rubimel, Rainha Claudia e Sanguínea. Alguns também oferecem outras frutas da estação, como melão, melancia, figo e morango orgânico.
Há ainda bancas da Associação dos Produtores da Rede Agroecológica Metropolitana (RAMA), oferecendo seus produtos coloniais: mel, sucos, geleias, cucas e biscoitos, entre outros. A expectativa da colheita deste ano é de 130 toneladas de uva e 90 de ameixa, somando 220 toneladas das frutas – superando, assim, as 200 toneladas da safra de 2022.
O evento é realizado pelo Sindicato Rural de Porto Alegre, com o apoio da Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política (SMGOV), da Emater-RS e da Associação Comunitária do bairro Belém Velho.