RS vai ter chuva em todas as regiões e temporais isolados no fim de semana

Mesmo com precipitações, Estado registra temperaturas altas e abafamento entre amanhã e domingo

Foto: Ricardo Giusti/CP

O fim de semana no Rio Grande do Sul vai ter chuva em todas as regiões, de acordo com a projeção da MetSul Meteorologia. A precipitações devem ser mal distribuídas e insuficientes, na maioria dos locais, para trazer um alívio relevante na estiagem. A combinação de umidade mais elevada com temperatura alta proporciona que as condições se tornem propícias no sábado e no domingo para a ocorrência de temporais isolados, com chances de consideráveis volumes de precipitação, vento forte e granizo.

A atmosfera se mantém muito quente e com máximas elevadas, criando condições ideais para a formação de nuvens carregadas. De acordo com os dados dos modelos, o domingo vai ser, em particular, um dia de alto risco de tempo severo no Sul do Brasil.

Calor persiste, mesmo com chuva 

A instabilidade deve atingir o RS, tanto no sábado quanto no domingo, mas não deve ser generalizada. No sábado, por exemplo, a chuva atinge um número maior de regiões, enquanto no domingo chove mais na metade Norte gaúcha.

O sol aparece com nuvens em todo o Rio Grande do Sul, neste sábado, mas no decorrer do dia a nebulosidade aumenta. Chove já entre o meio e o fim da manhã em pontos do Oeste e da fronteira com o Uruguai. Da tarde para a noite, as pancadas atingem a maioria das demais áreas.

O calor vai ser especialmente intenso nos vales, na Grande Porto Alegre, na Serra e no Litoral Norte, mas são esperadas máximas altas também do Noroeste ao Planalto Médio. Máximas de 36ºC a 38ºC podem ocorrer em pontos da área metropolitana e dos vales.

Já o domingo vai ter sol e nuvens em parte do RS, enquanto em alguns locais o dia deve ter maior presença de nuvens, com muitos períodos de céu nublado a encoberto. A chuva deve se concentrar mais na metade Norte, onde pode chover forte, mas tende a ser isolada do Centro para o Sul gaúcho.

Já chove em alguns locais de manhã, mas com maior abrangência na metade Norte da tarde para a noite. Mantém-se a possibilidade de temporais isolados de chuva forte, vento e queda de granizo. A massa de ar quente permanece sobre o estado no domingo, de forma que não se pode falar em frente fria.

O dia vai ser muito quente em cidades do Oeste, da Campanha e do Sul. Na metade Norte, pela maior presença de nuvens e instabilidade, não aquece tanto quanto no sábado, embora o abafamento persista.